Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coroação de Nossa Senhora!!!

A Paz de Jesus e o amor de Maria...
Amados irmãos e irmãs.... Hoje venho dizer o quanto foi emocionante mais uma vez a nossa Coroação de Nossa Senhora. Tivemos a participação das crianças da catequese, dos jovens (a coordenadora do grupo Jovem), Tacilane nos presenciou com sua arte, dançou em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, um grupo da catequese do colégio Santa Mônica fez um jogral e um pequeno jovem, fez as honras e fez a coroação. Na certeza de que estamos crescendo na nossa pastoral, esperamos que Nossa Senhora continue intercedendo por todas as pastorais de nossa paróquia, pelas famílias, pelos nossos jovens e pelo nosso querido Pe. Gegê.
Segue em seguida as fotos da coroação:









terça-feira, 24 de maio de 2011

Falta pouco tempo para o início da jornada!

Amados irmãos e irmãs a Paz de Jesus e o Amor de Maria.
Em breve começaremos uma nova etapa da nossa Catequese. Estou ansiosa para iniciar. Dentro deste período, estou preparando para as crianças que irão começar, vários materiais para que possamos passar por momentos agradáveis e animados... Na última 1ª Eucaristia, a comentarista da celebração, minha amiga e irmã de caminhada Karla fez o seguinte comentário:

"– Percebi lá do altar que as crianças não cantavam."

Oras, mais como elas vão cantar se não as ensinam? Pretendo trabalhar algumas músicas nos encontros, para que ensinadas as canções, as crianças possam soltar a sua voz nas celebrações.
Minha alegria é poder cantar, adoro música, e procurar fazer com que os encontros catequéticos fiquem mais animados.

Gostaria de aqui falar sobre como se planta uma semente. Se jogarmos uma semente em terra arenosa, ela não cresce e nem dá frutos. Agora se a semente for lançada em solo fértil, ela crescerá e frutificará. Assim é a Palavra do nosso Pai. Ela cresce e dá frutos em solos férteis, e tenham certeza amados irmãos e irmãs, as crianças são o solo mais fértil que se pode encontrar. Saibam que suas crianças, que serão minhas também, serão os novos frutos e morada do Espírito Santo.

Bem amados, por hora só isso que tenho para dizer-vos. Uma mensagem de amor vamos dar. Amemos nossos filhos como uma jóia rara, no futuro eles serão uma grande herança de amor para conosco.  

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O "Anjo bom da Bahia" se tornou o "Anjo Bom do Brasl"!

“Tudo é pouco diante do que Deus faz por nós”

22/05/2011
Nice Affonso

Neste domingo, 22 de maio, aquela que já foi chamada de “Anjo Bom da Bahia” e hoje é conhecida como “Anjo Bom do Brasil” será proclamada por toda a Igreja “Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”. A cerimônia da beatificação de Irmã Dulce, às 17h, acontecerá no Parque de Exposições, em Salvador, presidida pelo Arcebispo Emérito local, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello, nomeado delegado papal.

Maria Rita de Sousa Brito, a Irmã Dulce, nasceu em Salvador (BA), no dia 26 de maio de 1914. Ela foi especialmente notada por suas obras de caridade e assistência. Modelo de perseverança, dedicação e esperança para os homens e mulheres de todos os tempos, a Religiosa deixou um testemunho vigoroso de uma fé inabalável e uma dedicação sem medidas àqueles que ninguém costuma querer por perto: os pobres, os doentes e os marginalizados.

“Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura”, costuma dizer Irmã Dulce, que, nunca temeu as dificuldades por considerar que o que fizesse para Deus ainda seria insuficiente: “O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do Que Deus faz por nós”, afirmava.

Seu coração misericordioso começou a se revelar aos 13 anos de idade, quando ela começou a fazer caridade, ajudando mendigos que moravam nas ruas da capital baiana. Só aos 18 anos entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, quando, para homenagear a mãe falecida anos antes assumiu o nome dela: Dulce. Sua primeira missão pela Congregação foi lecionar em um colégio em Massaranduba, na Cidade Baixa, em Salvador. Nessa mesma época, começou a fazer atendimento aos operários, criando em seguida um posto médico e fundando, em 1936, a primeira organização operária do Estado, a União Operária São Francisco, que mais tarde deu início ao Círculo Operário da Bahia.

A dedicação da religiosa, pouco a pouco, foi ganhando vulto social. Tanto que, em 1988, o então Presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, a indicou para o Prêmio Nobel da Paz. Embora ela não o tenha conquistado, teve o trabalho ainda mais reconhecido.

Obras Sociais Irmã Dulce

Em 1949 Irmã Dulce abrigou seus primeiros 70 doentes no galinheiro do Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Só em 1959, teve início, no mesmo local, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que, por dez anos, existiu contando apenas com o trabalho de voluntários e doações conseguidas pela religiosa.
Irmã Dulce deixou para o País um verdadeiro patrimônio em ações sociais. Atualmente, as Obras Sociais Irmã Dulce prestam assistência médica, social e educacional gratuitamente. Pesquisa e ensino médico em 13 especialidades também são oferecidos. Ao todo, a Instituição administra 17 unidades, que, hoje, já atendem mais de 5 milhões de pessoas. A entidade é considerada pelo Ministério da Saúde o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil e responsável pelo maior volume de atendimento em toda a estrutura do setor na Bahia.
João Paulo II

Em 1980, em sua primeira visita ao Brasil, o então Pontífice, João Paulo II, incentivou Irmã Dulce a seguir com seus trabalhos. Mais tarde, em 1991, em sua segunda visita ao País, ele fez questão de visitá-la em seu leito no hospital, quando já estava bastante debilitada.

Nos últimos 30 anos de vida, Irmã Dulce contava com apenas 30% de sua capacidade respiratória, por causa de um enfisema pulmonar. Com a saúde abalada seriamente, a religiosa chegou a pesar 38 quilos.

5 meses após a visita do agora Beato João Paulo II, Irmã Dulce faleceu. Sua morte se deu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos de idade.

O milagre
Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter preternatural (não explicado pela ciência).

— O milagre apresentado no processo foi examinado meticulosamente por especialistas do Brasil e de Roma. Um reconhecimento que vem mais uma vez confirmar a vida de virtudes de Irmã Dulce – trajetória essa baseada na total dedicação aos pobres e doentes, afirmou o Arcebispo Emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella.
Segundo os registros, o milagre foi a sobrevivência da sergipana Cláudia Cristiane dos Santos, que foi desenganada pelos médicos, após sofrer uma hemorragia incontrolável no pós-parto, em 11 de janeiro de 2001.

Durante 28 horas a equipe comandada pelo obstetra Antônio Cardoso Moura esgotou todos os recursos disponíveis na maternidade. Mesmo após três cirurgias, o sangramento da paciente não cessava. Os médicos resolveram, então, fechar o abdômen de Cláudia e conversaram com a família, pois não havia mais nada o que fazer. Contudo, sem nenhuma outra intervenção médica, a hemorragia subitamente parou e a paciente se recuperou.

Desde que o caso começou a ser estudado, em 2003, a identidade de Claudia era mantida sob sigilo, por orientação do Vaticano. Segundo a direção das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), mais de dez médicos brasileiros e três italianos estudaram o caso e não encontraram explicação para a cura de Claudia.

Analisado por peritos médicos, religiosos e especialistas em processo canônico, o episódio tem validação jurídica emitida pela Santa Sé em junho de 2003, e é reconhecido como o primeiro milagre, pelo Papa Bento XVI, em dezembro de 2010.

Passos para a Beatificação

A partir deste domingo, Irmã Dulce será a terceira religiosa, natural do Brasil, a ser beatificada. No hall das beatas brasileiras o País já tem Albertina Berkenbrock e Lindalva Justo de Oliveira. A única beata estrangeira, mas com missão nesta nação, é a austríaca Bárbara Maix.

1999 – A Arquidiocese de Salvador publica edital, no qual o Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella, solicita que todos os fiéis comuniquem as notícias favoráveis ou contrárias à fama de santidade de Irmã Dulce.

2000 – Abertura do Processo Canônico sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Irmã Dulce.
2001 – O Tribunal Eclesiástico recebe o relato de um milagre alcançado por intercessão de Irmã Dulce, que passa a ser estudado com os rigores pedidos.
2002 – O documento canônico “Positio” fica pronto.
2003 – O Tribunal Eclesiástico é instalado para o estudo do possível milagre e a Congregação para a Causa dos Santos recebe a Positio da Serva de Deus.

2009 – A Congregação para a Causa dos Santos anuncia voto favorável e unânime de seu colégio das virtudes heróicas de Irmã Dulce, reconhecidas pelo Papa Bento XVI, que autoriza oficialmente a concessão do título de Venerável à freira baiana.
2010 – Na exumação do seu corpo, em junho de 2010, os representantes do Vaticano e pessoas presentes se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo, 18 anos após a morte da religiosa. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação. “A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à imprensa na época.
O Cardeal Dom Geraldo Majella anuncia o voto favorável e unânime do colégio de Cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos sobre a autenticidade de um milagre atribuído à Irmã Dulce. Um dia após o decreto papal, a fase de canonização do processo foi iniciada.
2011 – 22 de maio é a data da sua beatificação.
Cerca de 70 mil fiéis são esperados em Salvador para a cerimônia da beatificação de Irmã Dulce.
* Fonte: Canção Nova e Arquidiocese de Salvador
* Fotos: Canção Nova

Que esta semana seja abençoada...

A Paz de Jesus amados irmãos e irmãs!
Boa tarde!
Esta semana começamos com o coração feliz e alegre com as homenagens feitas à Santa Rita de Cásssia!!! E em nossa singela capela tivemos grandiosas celebrações e estudos. Ali com a certeza de que Deus opera em nossas vidas, segue um resumo da vida desta santa que é padroeira da Capela na Comunidade Agrícola:

Resumo da Vida de Santa Rita de Cássia


Ela nasceu, na Itália, em 22 de maio de 1381, na região da Úmbria, num lugarejo chamado, naquele tempo, Roca Porena. Seus pais, Antônio e Amada Mancini, já idosos, rogavam a Deus a vinda de um filho. Nasceu-lhes a pequena Margherita, daí sua abreviatura: Rita.

Educada, com muito esmero cristão, Rita passou sua infância e sua juventude, auxiliando seus pais na lavoura. Recém-nascida e sempre colocada num cesto, que fazia às vezes de berço no campo certa vez foi encontrada envolta de abelhas brancas que lhe pousavam na face, sem feri-la. Quando jovem casou-se com Paulo Fernando. Tiveram dois filhos João Tiago e Paulo Maria. O marido de gênio forte e colérico maltratava-a muitas vezes. Rita, graças à bondade de coração e às suas preces, conseguiu convertê-lo para Deus. Ele morreu assassinado, vítima de lutas políticas de época. Os filhos, jovens, quiseram vingar a morte do pai. Rita, preferindo vê-los mortos que transgredindo a lei divina, pediu a Deus que os levasse para o céu antes de se mancharem com aquele crime. Morreram ambos, dizimados por uma peste que arrasou a Europa naquela época.

Viúva e sem filhos, Rita dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos, ajudando a uns e outros, com alimento, visita, conforto e trabalho. Sentindo o chamado de Deus, procurou o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia, para tornar-se religiosa. As regras daquele tempo impediam o ingresso de viúvas. Certa vez, madrugada ainda, Rita foi encontrada pelas freiras, rezando na capela do Mosteiro, com portas e janelas fechadas. A Madre Superiora viu naquele fato um desígnio do céu e admitiu-a como Irmã. Para provar sua vontade, mandou que regasse diariamente, um ramo seco de videira. Com o tempo, o ramo verdejou e floresceu numa viçosa videira.

Um dia, rezando perante o crucifixo, pediu a Cristo a graça de sofrer com Ele. Um espinho desprendeu-se da imagem e fincou-se-lhe na fronte, abrindo uma chaga dolorosa e purulenta, que durante mais de quinze anos a fez sofrer muito. Em 1450 ano santo, desejando ir a Roma, com suas companheiras de hábito e não o podendo por causa da chaga na fronte, Rita a Deus pediu esta graça e a chaga fechou-se, tornando-se a abrir quando de volta ao Convento. Muito jejum, muita penitência, muita oração eram sua maneira de viver. Gravemente enferma, vivendo num pobre catre, no fundo de uma humilde cela, Rita recebeu a visita de sua prima. Pediu a esta que fosse até Roca Porena e lá em sua antiga casa, colhesse para ela um figo e um botão de rosa. Era pleno inverno, tudo sepultado sobre a mais densa neve, e no entanto a prima encontrou o figo e rosa no jardim de Rita.

No dia 22 de maio de 1457, Rita entregou sua bela alma a Deus. No campanário do Convento, os sinos começaram a repicar festivamente, tangidos por mãos misteriosas. A chaga da fronte fechou-se na mesma hora e no lugar do habitual mal cheiro que dela se exalava, passou a exalar um discreto perfume. Tantos foram os milagres e as graças que milhares de devotos seus receberam de Deus, por intercessão sua, que ficou conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. O Papa Leão XIII, canonizou-a no dia de Pentecostes, 24 de maio de 1900, Ano Santo.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mês de Maio – Mês de Maria!!!

Saudemos Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe...

O Papa João Paulo II nos incentivava a reza do Rosário para a salvação e Paz no Mundo.
Vamos difundir esta santa devoção... Um abençoado e santo fim de semana.
Lembremo-nos DOMINGO SEM MISSA, SEMANA SEM "GRAÇA!"

terça-feira, 17 de maio de 2011

É através da perseverança que chegamos longe com CRISTO...

Aleluia, Aleluia, Jesus ressuscitou, Aleluia...
Boa tarde, amados irmãos e irmãs em Cristo... Olha nunca foi tão difícil postar como está sendo esta semana. Hoje estou desde cedo tentando abrir esta página. Bem mais deixemos as queixas para trás, e "sigamos em frente como na família do futuro"... Esta semana tivemos um maravilhoso almoço na Paróquia em prol da Capela de São Daniel, um sucesso! Estamos em fase final de INSCRIÇÃO para a Catequese. Vá a secretaria paroquial e faça a inscrição de sua criança. Não perca esta oportunidade de conhecimento e aprofundamento da fé.
Amados irmãos e irmãs este é o momento de avisos então vamos lá. TODOS OS SÁBADOS – TERÇO COM AS CATEQUISTAS E COMUNIDADE (18 HORAS) NA PARÓQUIA. Próximo sábado, teremos o terço na praça, será na Praça das Nações, em Bonsucesso, às 15 horas, para este evento estão escaladas, Cristina (esta que vos escreve), Lígia (Liginha) e Fátima (Fatinha)! Todas as crianças do 2º Livro estão convidadas. 
Há sim agora vou falar de um evento da nossa comunidade de suma importância. O TRIDO de SANTA RITA. Acontecerá esta semana o Trido de Santa Rita, para comemorarmos o dia de Santa Rita na Capela de Santa Rita e Nossa Srª da Conceição na Comunidade Agrícola de Higienópolis.

PROGRAMAÇÃO:
Dia: 19 de maio (5ª feira) – Terço meditado às 19:30 horas;
Dia: 20 de maio (6ª feira) – Esplanação e vida de Santa Rita às 19:30 horas;
Dia: 21 de maio (sábado) – Missa presidida pelo Pe. Gegê às 16 horas;
Dia: 22 de maio (domingo) – Missa presidida pelo Pe. Anderson às 17 horas.

Este é o momento de valorizarmos nossas comunidades participando, incentivando e privilegiando-as. Participem deste momento para que nossa fé seja fortalecida. Fiquem com DEUS, e até mais...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hoje dia da Nossa Srª de Fátima e aniversário do Pe. Gegê!!!!

A Paz de Jesus amados irmãos e irmãs...
Hoje acordamos com o coração em júbilo pelo dia que é, Dia de Nossa Senhora de Fátima. Para os que não sabem ela apareceu na cova da Iria em Fátima, em 13 de maio de 1917. Depois das aparições do anjo, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.
Podemos aqui indicar o site do Tarde com Maria:
http://www.tardecommaria.com.br/portal/ você pode se associar a construção da única réplica da Capela das Aparições de Fátima.
E hoje pela manhã também participamos da Missa em intenção pelo Aniversário do Pe. Gegê, que hoje completou 44 anos. Uma bela celebração, Pe. Gegê também nos presenteou com uma belíssima canção no final da celebração que muito nos emocionou. Estavam presentes, o pai e a irmã do Pe. Gegê, Joana, alguns membros da  Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e muitos paroquianos. Como boa observadora, percebi que ele ficou comovido e feliz com a presença da comunidade. Teve um café da manhã partilhado, assim que a Lina (catequista) me enviar as fotos eu posto aqui neste mesmo post.Pe. Gegê, você é nosso guia espiritual e nosso líder, a você pedimos a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, para que continue esse sacerdote, perseverante e reto nas obras da nossa amada Igreja de Santa Bernadete! Que Deus te cubra de bençãos e luz...


Bem continuo pedindo que me enviem fotos da 1ª Eucaristia, e agora para quem tirou fotos do aniversário do Pe. Gegê também...
Tenham um fim de semana abençoado... Até segunda-feira...
"NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ROGAI POR NÓS".

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chuvas de graças na Primeira Eucaristia!!!

A Paz de Jesus e o Amor de Maria amados irmãos e irmãs...
É com o coração em Paz e jubiloso de alegria que inicio este post. Sim, foi um sábado abençoado, o dia 07 de maio de 2011. Iniciamos com muita alegria o primeiro horário da Primeira Eucaristia da Paróquia Santa Bernadete... Tudo transcorreu na maior alegria e harmonia, e no horário da tarde também...
Não tivemos nenhuma falta, todos compareceram ao chamado de Jesus. Minhas crianças, estavam todos lá, prontos para receberem Jesus na Eucaristia... Eu gostaria de parabenizar os responsáveis que juntos a nós, catequistas, fizeram um lindo trabalho... E gostaria de agradecer, a cada criança, adolescente e jovem que estiveram lá na Igreja, prontos para darem o seu sim a Jesus. Que Deus derrame "Chuvas de Graças" em suas vidas, suas famílias e no seu caminhar...
Sinto hoje uma felicidade sem igual, uma felicidade ímpar, de dever cumprido, tarefa dada, é tarefa cumprida, como discípula de Jesus, me sinto gratificada, no entanto não devemos parar, devemos perseverar e perceber que falta muito, mais crianças virão para nós, para que possamos instruí-las sobre a palavra de Deus. Novas turminhas iniciarão este mês, novos rostos nos serão entregue para a caminhada, e os antigos catequizandos para sempre vão estar nossos corações. Como Pe. Gegê disse-nos ontem em sua homilia, nós geramos no período de dois anos, discípulos para Jesus.
Espero que, todos continuem na caminhada, perseverando junto a Jesus...
Um abraço a todos e até amanhã!!!! 
OBS: Quem tiver fotos, pois, não podemos fotografar no momento da cerimonia, me enviem para este endereço de e-mail: criss.andrade@yahoo.com.br ou crissandrade@gmail.com para que eu possa postar aqui no Blog. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Está chegando...

Amados irmãos e irmãs! A Paz de Jesus!!!
Está próximo o dia mais esperado pelos nossos catequizandos, seus pais, parentes e amigos, e as catequistas... A 1ª Eucaristia é no próximo dia 7 de maio, com dois horários como já comentei anteriormente. Ontem foi a confissão dos nossos pequenos e segundo fonte segura, ocorreu tudo bem. Meus catequizandos da Vila Maria, compareceram, fico muito feliz em saber que as responsabilidades foram cumpridas. É gratificante observar como eles estão amadurecendo, e por incrível que pareça, após a 1ª Eucaristia, muitos amadurecem, não só na vida cotidiana, mais na vida religiosa também. Rogo a Deus e peço a intercessão da Virgem Maria, para que tudo ocorra da melhor forma possível...
Abraços e até a próxima!!!