Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

26º Domingo do Tempo Comum: somos chamados a escutar e praticar a palavra de Deus

Neste domingo somos chamados a escutar e praticar a palavra de Deus e aprender a perceber que seus ensinamentos vão além da instituiçõa. Todos aqueles que ajudam a florir, faz o bem e promove a vida também é um dos nossos.


26º Domingo do Tempo Comum (Mc 9,38-43.45.47-48)


Jesus chama a atenção para a famosa “pedra de tropeço”, ou seja, obstáculos ou más intenções que muitas vezes estão no nosso cotidiano e que nos desviam do reto caminho.
Mas e quando a pedra no caminho sou eu? Ou quando algo bom é bom em si mesmo, mas que causa sofrimento para mim ou para o próximo?
É preciso ter uma boa disposição para abrir mão de coisas ou de atitudes que são motivo de inquetação ou de queda para alguém. Autoconhecimento e senso crítico ajudam a manter o foco no que é importante e no que faz sentido para estar junto ao Senhor, ser fiel aos seus mandamentos e corresponder ao seu amor. Renúncia é uma palavra que temos muita dioficuldade em praticar, mas é a única possível para não ser objeto ou motivo de escândalo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

ENSINAMENTOS DO PAI NOSSO

O "Pai Nosso" é uma das orações mais importantes do cristianismo, ensinada por Jesus Cristo no Sermão da Montanha. 



Cada parte do "Pai Nosso" nos ensina sobre a importância de reconhecer a soberania de Deus, viver conforme Sua vontade, confiar na Sua providência, praticar o perdão e buscar Sua proteção. É uma oração que resume os principais valores e princípios do cristianismo, servindo como guia para a vida espiritual.


1. "Pai nosso, que estais no céu"

  • Reconhecimento de Deus como Pai Universal: reconhecemos que Deus é Pai de todos, não apenas de um grupo específico.


2. "Santificado seja o vosso nome"

  • Santidade de Deus e compromisso com a vida santa: Esta frase expressa o desejo de que o nome de Deus seja honrado e reverenciado, refletindo Seus ensinamentos em nossas ações.

3. "Venha a nós o vosso reino"

  • Desejo pelo Reino de Deus e colaboração com a obra de Deus: Aqui, pedimos que o Reino de Deus, que é um reino de justiça, paz e amor, se estabeleça entre nós, vivendo de acordo com os valores do Evangelho.

4. "Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu"

  • Submissão à vontade de Deus: Reconhecemos que a vontade divina é perfeita e justa.

5. "O pão nosso de cada dia nos dai hoje"

  • Confiança na providência divina e solidariedade: Pedimos a Deus que nos sustente com o necessário para viver e ao dizer "nosso", reconhecemos a necessidade de partilhar com os outros.

6. "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"

  • Necessidade do perdão: A oração nos lembra que o perdão de Deus está ligado à nossa disposição de perdoar os outros.

7. "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal"

  • Pedido de força contra a tentação e proteção contra o mal: : Aqui, pedimos a Deus que nos dê força para resistir às tentações que podem nos afastar Dele e pedimos a proteção divina contra o mal.

8. "Amém"

  • Afirmação de fé: Terminar a oração com "Amém" é um ato de confiança e confirmação de tudo o que foi dito, expressando nossa fé e certeza de que Deus ouve e responde às nossas orações.