Semana Santa na Paróquia Sta. Bernadete nos 10 dias de acirramento das restrições no combate à pandemia, enquanto pároco, julgo necessário alinhar com mais coragem, responsabilidade e solidariedade nossa Semana Santa ao sacrifício coletivo do "Fique Em Casa"; e casa para nós é igreja doméstica.
A igreja não pode ficar de fora desse sacrifício e também desse gesto de compromisso para com a defesa da vida. Em meu coração e em minha consciência, pelo estado acelerado e devastador da disseminação da Covid, Deus conta com esse gesto de sacrifício de nossa paróquia.
Desse modo, teremos missas presenciais apenas no sábado/domingo de Ramos e no Domingo de Páscoa. Durante a Semana Santa (Tríduo Pascal) as celebrações serão online.
Com essa decisão, seguramente, a paróquia colabora de forma mais responsável e eficaz com a não circulação de seus membros nas ruas. A propósito, da minha parte, penso que as igrejas cristãs, mesmo não sendo obrigadas por decreto, deveriam ser as primeiras a colaborar de forma mais arrojada para a não circulação de seus membros neste curto período de restrições mais acentuadas.
Por fim, discordo profundamente da afirmação segundo a qual templos religiosos (e quaisquer templos) sejam essenciais, no contexto de avassaladora pandemia, a ponto de não poderem fechar suas portas por 10 dias.
A vida de uma única pessoa vale mais que todos os templos juntos!
Cuidar da vida coletiva é culto que agrada a Deus.
Santa Páscoa para todos e todas!!!
Pe Gegê