Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Ano Litúrgico


Iniciamos na Igreja o novo ano litúrgico com o tempo do Advento. Somos convidados a caminhar durante um ano celebrando os Mistérios de nossa Fé e buscando viver a Palavra de Deus em nosso dia a dia.

Dentro da pedagogia da Igreja, que aos domingos aumentou as leituras bíblicas, sendo sempre três distribuídas ao longo de três de anos, estamos vivendo o assim chamado “ano B”, que tem como evangelista principal São Marcos.

Na maior parte do ano litúrgico seremos acompanhados na proclamação desse Evangelho que irá nos mostrar os caminhos do Senhor durante este ano. Quem participa das Missas aos domingos, ao final de três anos terá escutado quase toda a Bíblia proclamada, cantada e rezada na liturgia.

Mas junto com a abundância dos textos, a distribuição do ano litúrgico com seus sinais, cores, cantos e celebração dos principais mistérios de nossa fé nos ajudará a viver a “espiritualidade bíblico-litúrgica”, que é base de todas as demais, e nos alimenta em nossa caminhada.

Sim, junto com toda a Igreja a Eucaristia nos alimenta e é nossa vida! E, ao participar, experimentamos que Cristo nos acompanha e está ressuscitado em nossas comunidades que celebram a Sua presença e se tornam, por isso mesmo, testemunhas da Ressurreição.

Infelizmente os tempos atuais têm levado as pessoas a perderem o carinho e a motivação para celebrar semanalmente o “Dia do Senhor”. Sabemos que a Igreja nos recomenda participar da Sagrada Eucaristia, a Missa, também durante a semana, mas sabe que pelo menos ao domingos não se pode deixar de participar, pois é um bem para cada cristão e para as comunidades.

Quando não se guarda mais o Domingo e se deixa de participar do Sacrifício Eucarístico, acabamos perdendo o caminho de nosso alimento e de nossa espiritualidade. Pouco a pouco iremos “esfriando” a nossa vida cristã, e com os ataques da cultura atual podemos sucumbir nesse deserto da vida sem o alimento que nos restaura semanalmente.

A base de toda espiritualidade, assim como de nossa retidão de doutrina, é a boa participação dominical, quando a Missa é celebrada de acordo com as instruções da Igreja e cria no coração de cada membro do povo de Deus o Amor e entusiasmo que deve nos conduzir como discípulos-missionários, vivendo permanentemente em estado de Missão.

Como mãe preocupada com a Saúde Espiritual de seus filhos, a Igreja chamará sempre a nossa atenção para essa caminhada que iniciamos neste final de semana com o novo ano litúrgico. Começamos com a expectativa e preparação da “vinda do Senhor” na história!

Ele já veio quando nasceu em Belém de Judá e Ele virá no final dos tempos para julgar os vivos e os mortos, e entre essas duas vindas, Ele vem a cada um de nós que O acolhe e aceita a Sua presença que transforma nossas vidas e entusiasma nossos corações.

No Advento contemplamos essas “vindas” de Jesus, mesmo sabendo que Ele, hoje, está vivo, ressuscitado e nos precede no seio do Pai, onde foi nos preparar um lugar. Por isso mesmo, uma das atitudes esperadas neste tempo é uma boa celebração penitencial ou confissão que nos coloque de coração aberto para ser o “presépio” que acolhe o Senhor da Vida.

Eis, portando, que se abre o ano litúrgico! E o convite da Igreja é para que aproveitemos cada instante para participarmos de todos os   atos litúrgicos, da celebração dos sacramentos e em especial da Missa. Nela temos sempre a atualização do tríduo pascal: a Ceia da quinta-feira santa, o sacrifício da cruz da sexta-feira santa, e a ressurreição do sábado santo.  A palavra proclamada nos atualizará as orientações do Senhor, e a liturgia, com suas características próprias de cada tempo, nos conduzirá na espiritualidade.

Vem, Senhor Jesus, é o grito do início ao ano litúrgico, refletindo a humanidade que esperava a vinda do Messias, e é também o final das Escrituras na expectativa d’Aquele que virá no final dos tempos. Vivamos com entusiasmo e piedade este tempo que, apesar de toda propaganda que praticamente desconhece o Advento e pela preocupação do consumo, já faz com que todo o apelo seja desde já o Natal. A coroa do Advento que nos acompanhará nos quatro domingos que antecedem o Natal e que abrem o ano litúrgico será um belo sinal em nossas Igrejas e também em nossas casas, pois nos ajuda a estarmos também nós na expectativa d’Aquele que “abriu os céus e desceu” para armar Sua tenda no meio de nós!

Santo Advento a todos!

Autor: Dom Orani João Tempesta

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto de Curso de Formação pela web

Amados irmãos e irmãs!
A Paz de Cristo!
Navegando na Internet a procura de material sobre o mês da Bíblia, me deparei com este blog onde começará em outubro uma formação para catequista via net. É uma boa oportunidade para quem não tem uma formação mais aprofundada para se aprofundar, quem já tem recicla e quem não tem é bom para formação. Também é interessante para àqueles (a) que não dispõe de tempo para fazer um curso presencial. Segue a baixo o cartaz do curso e o endereço do blog e informações de como se inscrever, já fiz minha inscrição, que tal você catequista fazer também? Até sábado. Fiquem na Paz...
Extraído do Blog: Catequese na Net.
http://catequesenanet.blogspot.com/2011/09/projeto-de-curso-de-formacao-pela-web.html

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Missa pela IV Caminhada e Ato Inter-Religioso...

A missa das 19 horas de domingo foi repleta de graças. Em um mundo secular, diversificado e multicultural, não cabe mais uma religião fechada, e sem interação. Hoje percebemos que a religião pregada por Jesus há 2011 anos foi esquecida. Como no testemunho das marianinhas, Ana Carolina e Bárbara, quando Jesus nos deu este ensinamento "Amai-vos uns aos outros", Ele não designou religião alguma, como também afirmou o pastor Marcos "Jesus não deu procuração para ninguém".
Então chegamos a uma só conclusão, religião é um ato político e Cristo Jesus não era político, então quem somos nós para julgar ou discriminar qualquer irmão ou irmã de denominação contrária a nossa. O Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta apóia a Caminhada. Como lembrou ao final da missa de ontem o Pe. Willian, o beato Papa João Paulo II, foi o primeiro a abrir e a conversar com líderes de diversas religiões.
Quem somos nós, para não acolher também. Se ensinamos na catequese para nossos catequisandos que dentro de nossos lares vivemos com várias pessoas por que não abraçar um irmão muçulmano, um irmão presbiteriano, um irmão candoblecista ou um irmão umbandista, espírita cardecista, ou budista? Por que discriminar?
Nelson Mandela um vez disse: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
Hoje após há mais uma celebração onde vários líderes religiosos foram alegremente recebidos em nossa paróquia percebo que a humanidade ainda precisa de muita caminhada para mudar sua maneira de pensar.
Em nossa mensagem de Ação de Graças, foi lembrado que apesar de tudo que os irmãos do Candomblé e Umbanda sofreram, eles não se revoltaram ou se vingaram e sim procuraram seus direitos através do diálogo e do amor. Amemos uns aos outros este foi o ensinamento máximo de Jesus Cristo. Segue algumas fotos da missa de ontem...
Neta 1ª foto extraída do site R7 nosso Pe. Gegê o 5º a partir da esquerda, em ato ecumênico pelas vítimas do acidente com o bonde de Santa Teresa mais cedo

Aqui já na hora do ofertório na missa em nossa paróquia





E ao final da missa, após a leitura da Ação de Graças, Pe. Gegê chamou todos os líderes religiosos ali presentes para irem ao altar para que dessem uma palavra de experiência do que já sofreram, este que fala é o Interlocutor da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa o Babalaô Ivanir dos Santos 


Bem fiquemos na Paz de Jesus e que o amor prevaleça sempre.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma mensagem para refletirmos...

A Bíblia e o celular


Já imaginou o que aconteceria se tratássemos nossa Bíblia do jeito que tratamos o celular?
E se sempre carregássemos nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanha-la quando a esquecêssemos em casa ou no escritório?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se com ela presenteássemos as crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?


Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar.
Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta,os créditos não tem fim.
E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
Nela encontramos alguns telefones de emergência.


Quando estiver triste, ligue João 14.
Quando as pessoas falam de você, ligue Salmo 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6, 19-34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando sentir Deus distante, ligue Salmo 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando vocês estiver solitário e com medo, ligue I Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3, 12-17.
Quando você se sentir triste e sozinho, ligue Romanos 8, 31-39.
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11, 25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.

Buscai o Senhor enquanto se pode achá-lo.
Invocai-o enquanto está perto. (Isaías 5, 6)

domingo, 14 de agosto de 2011

DEUS É PAI!!!

Pe. Fábio de Melo
Quando o sol ainda não havia cessado seu brilho,
Quando a tarde engolia aos poucos
As cores do dia e despejava sobre a terra
Os primeiros retalhos de sombra
Eu vi que Deus veio assentar-se
Perto do fogão de lenha da minha casa
Chegou sem alarde, retirou o chapéu da cabeça
E buscou um copo de água no pote de barro
Que ficava num lugar de sombra constante.
Ele tinha feições de homem feliz, realizado
Parecia imerso na alegria que é própria
De quem cumpriu a sina do dia e que agora
Recolhe a alegria cotidiana que lhe cabe.
Eu o olhava e pensava: Como é bom ter Deus dentro de casa!
Como é bom viver essa hora da vida
Em que tenho direito de ter um Deus só pra mim.
Cair nos seus braços, bagunçar-lhe os cabelos,Puxar a caneta do seu bolso
E pedir que ele desenhasse um relógio
Bem bonito no meu braço
Mas aquele homem não era Deus,
Aquele homem era meu pai
E foi assim que eu descobri
Que meu pai com o seu jeito finito de ser Deus
Revela-me Deus com seu
Jeito infinito de ser homem.

Dia dos Pais!!!

Uma data muito importante, o dia dos pais. É uma data em que devemos repensar na família, no propósito em se formar uma família nos padrões cristãos. A Sagrada Família está aí para nos inspirar a construirmos um vida família semelhante à Ela. Então para cumprir essa promessa, temos a figura paterna de São José que foi pai-adotivo de Jesus, que foi a mola mestra da Sagrada Família, que junto a Virgem Maria criou e educou Nosso Amado Mestre Jesus. E é com essa imagem que posto a mensagem que preparei para minhas crianças levarem aos seus pais e uma linda medalha de pai nº 1 e melhor pai do mundo. Aos pais que estão na glória de Deus, um pedido especial, que orem por seus entes amados que hoje choram de saudades...
A benção que Pe. Gegê deu a todos os pais que encontravam-se na missa de domingo.






quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fim do recesso!!!

Amados irmãos e irmãs. A Paz de Jesus e o Amor de Maria para todos!!!
Nossos encontros retornam dia 6 de agosto. Esperamos iniciar o nosso livro que por conta do grande período de inscrição da catequese, deu-se esse pequeno atraso... Então todos os encontros que acontecem na matriz começas as 08:00 h da manhã e vão até 11:45.
Bem até sábado e um grande abraço a todos...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Recesso!!!

A Paz de Jesus e o amor de Maria!!!
Bom dia amados irmãos e irmãs!
Bem esta semana começa o recesso da catequese, e é junto ao recesso escolar, pois, desta forma para as crianças que vão viajar para a casa de avós e ou padrinhos, possam ir despreocupadas para brincar e se divertirem, mais não esquecendo que as orações devem ser feitas todos os dias, pois Deus não tira férias de seus filhos. Não nos esqueçamos de pedir a Jesus muita saúde, muita paz, para que ao retornarmos do nosso recesso, estejamos todos prontos para continuarmos a nossa caminha com Cristo.
Para não esquecermos vamos rezar a oração que o nosso próprio Deus nos ensinou:

"Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém."

Tenham todos uma abençoada e excelente férias!!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Oração de São Bento...


(pedidos de proteção contra o inimigo)

A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanas
Nunca me aconse-lhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno
Rogai por nós bem aventurado São Bento
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Em Latim
Crux Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade Retro Sátana
Nunquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas
Ipse Venena Bibas

domingo, 10 de julho de 2011

Festa julina na Paróquia

Amados irmãos e irmãs a Paz de Jesus e o amor de Maria!
Boa noite!
Ontem tivemos uma belíssima festa na paróquia com muita dança, música e gostosas comidas típicas... Nosso arraiá deu início às 17 horas e terminou às 22 horas. As crianças da catequese e as crianças da comunidade 110 dançaram foi uma graça, a turma da 3ª idade estava um luxo e o grand finale ficou por conta dos jovens do RICA e do PJN, que foi maravilhoso... Olha pessoal foi um verdadeiro sucesso com casa cheia....
Bem nossa catequese terá um recesso de duas semanas a partir do dia 23/07/2011. Na 1ª semana de agosto voltaremos.
Fiquem com Deus e tenham uma semana abençoada!!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Missa e tapete de Corpus Christi

A Paz de Jesus e o amor de Maria...
Amados irmãos e irmãs, bom dia!
Sim sei que demorei a postar as fotos de 23 de junho de 2011. É que as fotos foram tiradas do meu celular, e aí elas ficam um pouco deficiêntes ao que foi preparado pelas pastorais, então, eu antes de postá-las, resolvi tratá-las antes. Acho que ficaram muito bonitas. Não sei se poderia postar todas foram mais de 50 FOTOS no total, algumas eu apaguei, pois, ficaram muito ruins. Bem segue as fotos na ordem em que foram tiradas, divirtam-se:































Espero que tenham apreciado mais um evento de sucesso da nossa paróquia. Uma semana abençoada. Fiquem com Deus....